sábado, 6 de abril de 2013

Preso chinês suspeito de torturar e escravizar primo em pastelaria no Rio


Um chinês foi preso nesta terça-feira, 2 de abril de 2013  por suspeita de torturar e escravizar o próprio primo, também chinês, de 22 anos, em uma pastelaria em Parada de Lucas, no subúbrio do Rio. Policiais da 38ª DP (Irajá) chegaram até o suspeito com informações do Disque Denúncia.

Yin Qiang Quan, que morava na pastelaria de Yan Ruilong, foi encontrado pelos policiais com diversas marcas de agressão pelo corpo e com o rosto deformado.

De acordo com a polícia, no local foi encontrado um alojamento em condições precárias e insalubres, e o estabelecimento possuía péssimas condições de higiene e conservação.
Yin foi levado pelos policiais para o Hospital Getulio Vargas, na Penha, e internado imediatamente.
Nesta sexta-feira  5 de abril de 2013, Yin permanecia no Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Chinês Yan Ruilong é suspeito de escravizar e torturar o próprio primo (Foto:  (Foto: Divulgação/ Polícia Civil))

 “Eles são parentes e o dono da pastelaria comprou esse primo e o fazia de escravo. Não sabemos cifras, mas ele veio traficado da China há uns seis meses”, conta o inspetor Maurício Napoleão. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o chinês foi comprado por valor que varia entre R$ 20 mil a R$ 30 mil. O autor das agressões e dono da pastelaria disse inicialmente não entender português, mas ao ser levado para delegacia, confessou ter agredido Yin Qiang Quan com socos no rosto, um dos quais fez com que a vítima tivesse a cabeça arremessada contra uma máquina de fazer massa, provocando uma grave lesão na orelha esquerda.

Chinês tinha marcas nas costas (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)


Outro chinês, um menor de 16 anos, que trabalhava como balconista e também residia no local, prestou depoimento como testemunha, mas, de acordo com policiais, demonstrava temor ao ser questionado sobre os fatos. Yan Ruilong foi preso em flagrante pela prática dos crimes de tortura, redução a condição análoga à de escravo, omissão de socorro e frustração de direito assegurado por lei trabalhista. Ele foi levado para o presídio de Bangu. A pastelaria foi interditada pela polícia. “Ainda aguardamos a perícia para saber a natureza das lesões. Isso pode significar um aumento da pena para o agressor”, diz o inspetor Napoleão.

Chinês era mantido como escravo em pastelaria (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário