segunda-feira, 29 de abril de 2013

Palavras que eu precisava ouvir num transporte coletivo






Sempre quando volto do serviço tenho que pegar o ônibus do Vera Cruz, que vai direto para minha casa, ou pego ônibus da linha João Braz. O do João Braz que vem mais vazio e muitas vezes o primeiro a chegar é o que acabo pegando muitas vezes, o problema é que ele dá a volta e depois que me deixa em casa. No final, quando chego em casa acabava sempre sendo a ultima pessoa no ônibus, pois não é todo mundo que tem coragem de dar uma volta tão grande.
E em duas vezes que peguei esse ônibus Deus me deu dois fortes ensinamentos que sem duvida são palavras que todos precisavam escultar.
    Meu primeiro ensinamento foi quando peguei esse ônibus e consegui ir sentado. Foi muito bom. O ônibus foi esvaziando e vagou o lugar do meu lado. Ninguém sentou apesar de ter algumas pessoas em pé. De repente subiu no ônibus um sujeito muito estranho. Sem camisa, com uma garrafa de Deus sabe o que na mão, e com os olhos bem vermelhos. E para meu desespero sentou-se do meu lado.
Fiquei com medo, como todos no ônibus. Eu continuei a ler meu livro e orando para Deus:
- Deus do CÉU. Me ajuda! Me protege desse homem! - De verdade parecia que a qualquer momento ele iria tirar uma faca do bolso sujo e rasgado e ia matar todo mundo do ônibus. E eu orei com tanta fé que Deus respondeu. E Ele me falou:
- Fica calmo, respira fundo, e finja que nada está acontecendo. Quando você sair você vai levantar e dizer ainda para ele. "Que Deus o abençoe."
Eu na hora falei:
- Você tá doido Deus? Esse homem vai é me matar se eu falar um troço desses para ele!
Mas me segurei e fiquei do lado do homem fingindo não ver seu olhar vermelho, de vez em quando se voltando para mim e cheirando o conteúdo da garrafa.
O ônibus foi esvaziando até que ficou só eu e o rapaz no ônibus. E eu não sai do lado dele.
Chegou meu ponto e quando fui levantar para sair o homem se levantou com um sorriso e falou para mim:
- Deus o abençoe moço.
Eu surpreso me virei para ele também com um sorriso e falei para ele:
- Que Deus o abençoe muito também.

O segundo grande ensinamento foi quando voltando para casa no mesmo ônibus tinha conseguido um lugar para sentar. Eu estava preocupado com meus problemas pessoais e pensando que Deus talvez deveria ter se afastado um pouquinho para eu aprender algumas lições.   Quando de repente vi duas senhoras entrando no ônibus.  O ônibus estava lotado. E vários jovens estavam sentados nas cadeiras reservadas para idosos.  Minha consciência pesou, mesmo eu estando em cadeira comum. Eu fui e ofereci lugar para uma das senhoras. A outra infelizmente iria ficar de pé. Eu fui e falei para ela:
- Me desculpe senhora. Mas se eu tivesse dois lugares para oferecer. Ofereceria para a senhora também.
Ela sorriu e agradeceu. E falou que ficou sentada o dia inteiro e que preferia mesmo ficar em pé.
Logo ela olhou o livro que eu estava lendo. Um romance espirita "Tudo Valeu a Pena" de Zibia Gasparetto.
Sei que eu já esperava a velha repreensão que costume receber quando as pessoas veem meu livro espirita.
Mas não, ela se virou para a amiga dela sentada com um sorriso e falou:
- Olha, ele está lendo o livro que você acabou de ler.
E a outra falou:
- Foi por isso que ele foi tão gentil e se levantou.
Eu me senti com os elogios. E mais ainda por alguém reconhecer tanta coisa boa que existe nos livros espiritas. O que não é comum.
Pois comecei a engajar uma conversa com a senhora falando que o livro me ensina tanta coisa boa e que não era comum alguém reconhecer que ele é tão bom assim. Que muitos tem preconceito pelas coisas que os pastores costumam falar sobre a doutrina espirita. Falei que sou evangélico e que frequento a igreja, mas não vejo mau nenhum nisso.
E ela rindo falou:
- Meu filho, agente tem que pegar as coisas boas da vida. E o resto joga fora. Eu também sou evangélica e leio livros espiritas. Decidi pegar as coisas boas de cada um. E o resto que não serve para mim simplesmente não aproveito. Deus mostrou para mim que não devemos nos prender a preconceitos. Temos é que viver, porque a  vida é curta demais para gente ficar sofrendo pelo o que os outros pensam ou deixam de pensar.
Eu consegui comprar minha casa e estava feliz, me sentindo realizada e muito feliz com a minha vida. E orava para Deus, sabendo que viria outra prova, mas pedia para ele me mandar qualquer coisa, menos câncer  Pois pensava que eu era muito forte, mas com o câncer eu era muito fraca. Mas foi isso mesmo que Deus me mandou.
Passei por muita dificuldade, fiquei irreconhecível por muitos meses. Mas não fraquejei como pensava que iria fraquejar. Em vez de ficar me lamentando e chorando eu percebi como Deus era bom. Me dando algo tão difícil de suportar para mostrar que com Ele eu era forte em qualquer situação.
Deus não dá carga maior do que você consegue suportar não. Agente é que de vez em quando faz manha por coisas atoas. Agente vem no mundo é pra gente ser feliz. E não é porque algumas coisas difíceis acontecem algumas vezes é que devemos chorar e nos entristecer.  Muitas coisas que achamos que são ruins vem para o bem.
Hoje eu vim no medico ao lado da minha amiga para receber o resultado do médico se estou curada ou não. Qualquer um ficaria nervosa por não ter sido atendida na hora. Por ter ficado lá desde as dez na manhã até as agora ( sete da noite). Mas eu consegui ver que era por uma boa causa. Poderia ter ficado lá e esperado mais tempo para ser atendida. Mas decidi vir embora naquele horário para pegar esse ônibus  com você e poder te passar essa mensagem que Deus quer te passar.
Imagina se eu tivesse sido atendida na hora certa? Ou se ficasse lá esperando os quinze minutos que faltava para o médico me atender? Talvez não iria te contar essa história e te dar força para seguir em frente sua vida.
Deus tem tudo planejado na nossa vida. Tim-tim por tim-tim para agente ser feliz. É nos que não temos paciência ou somos cegos para enxergar tão bom Ele é.
Nunca reclame dos problemas que Deus te dá. Esses problemas  é chave que Ele te da para ficar mais perto dele. Aceite como um presente.
Quando ela foi embora e estava sozinho no ônibus do João Braz chegando em casa, eu percebi que nunca estou sozinho naquele ônibus  Eu senti que Ele sempre está comigo, me ensinando, me ajudando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário